Sul do Brasil
No centro-sul e sudeste do Paraná, Brasil, nosso trabalho está focado na valorização dos sistemas agroecológicos e agroflorestais de erva-mate desenvolvidos ao longo das gerações na sombra da Mata Atlântica. (Veja esta página em inglês.)
Os sistemas tradicionais de produção de erva-mate incluem um conjunto de práticas agrícolas e agroflorestais típicas da agricultura familiar e das comunidades tradicionais e indígenas das regiões Centro-Sul e Sudeste do Paraná. A erva-mate é uma espécie de árvore nativa que se desenvolve naturalmente no sub-bosque da Mata Atlântica, e suas folhas são processadas e consumidas como infusão ao longo da América do Sul. Por causa da forma como a erva-mate é produzida, em florestas nativas, e associado ao conhecimento tradicional e agroecológico, esses sistemas contribuem para proteger os remanescentes do Bioma Mata Atlântica e o fornecimento de vários serviços ecossistêmicos.
O CEDErva lidera uma rede de instituições de pesquisa e organizações locais para entender melhor o impacto desses sistemas sobre o bem-estar das famílias e das comunidades que usam, bem como os serviços socioambientais que os sistemas promovem. Nossa rede desenvolveu uma série de programas com as comunidades, incluindo uma candidatura para obter o reconhecimento da FAO como um Sistema Importante para Patrimônio Agrícola Mundial (SIPAM). O projeto FLOW visa apoiar e monitorar os sistemas alimentares relacionados com a erva-mate junto ao SIPAM, identificando as inovações que promovem a segurança alimentar, a regeneração do meio ambiente e o fortalecimento dos meios de vida, e documentando seus impactos regionais para um desenvolvimento mais sustentável territorial.
clique nas imagens para expandir
fotos: Evelyn Nimmo, André Lacerda, CEDErva